sexta-feira, 22 de julho de 2011

Comando de greve da UFT faz reunião na segunda-feira para discutir ações;

22/07/11 11h20

Da Redação

De acordo com a assessoria de comunicação da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Tocantins (Sesduft), uma nova reunião está marcada para segunda-feira, 25, para discutir as ações seguintes do comando de greve no Tocantins. Os professores interessados em participar da Feira Internacional Literária do Tocantins (Flit) devem marcar presença às 14h na sede na Sesduft.

O comando de greve pretende montar uma banca para divulgar o movimento, colher assinaturas, distribuir brindes e panfletos.
A assessoria ressalta ainda que a Flit é uma grande oportunidade para dar visibilidade ao movimento. “ Quando mais professores participantes das ações, maior será a nossa força de reivindicação.”

Ainda em carta aberta divulgada nessa quinta-feira, 21, a Seção Sindical protestou contra a desvalorização da mão de obra e descaso do governo federal com os grevistas.

Confira a íntegra da Carta Aberta
" Carta Aberta da SESDUFT as Seções Sindicais
Publicado em julho 21, 2011 por SESDUFT
Palmas – TO, 21 de julho de 2011.

Senhoras e Senhores trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)!

Nós professores das IFES temos vivido nos últimos anos um longo processo de desvalorização da nossa mão-de-obra. Causa muito estranhamento que uma função tão importante como a nossa, com grande responsabilidade para a sociedade brasileira, seja colocada fora dos planos do governo.

Quais as intenções desse governo ao fragilizar nossa categoria? A serviço de quem isso ocorre? Será que algum país avança socialmente sem investir com prioridade, em educação, ciência e tecnologia?

Nós trabalhadores do ensino superior vivemos uma instabilidade financeira muito complicada, o que faz com que precisemos buscar outras estratégias para sustentar nossas famílias. Tudo isso causa impactos negativos para o ensino, a pesquisa e a extensão.

Precisamos nos organizar para a luta, esse processo de refluxo dos movimentos sociais abriu espaço para a onda de globalização neoliberal subtrair direitos dos trabalhadores.

Vamos relembrar algumas coisas que perdemos nesses últimos anos, conforme estudo do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior (ANDES-SN):

· a autonomia para a administração da carreira;
· remuneração por tempo de serviço;
· a perspectiva de evolução na carreira em decorrência da formação continuada;
· a isonomia salarial, o salário hoje é composto por uma série de gratificações;
· padrão salarial na aposentadoria, pois as várias contrarreformas da previdência romperam com o direito à paridade e integralidade.

A nossa proposta de reestruturação da carreira já está pronta desde o 30º congresso do ANDES-SN e desde o início do ano foi protocolada junto ao governo. Temos acompanhado na página do Sindicato Nacional como o governo está lidando conosco, a cada reunião há um reagendamento sem nenhuma proposta, isso é negociação?

O 56º Conselho Nacional do ANDES (CONAD) apontou para realização de assembleias locais para discutir formas de pressão ao governo. Mas é necessário realizá-las até 05 de agosto, para levarmos propostas de lutas efetivas, pois nos dias 06 e 07 de agosto ocorrerá a reunião das IFE’S e essa é a hora de mostramos nossa força.

O governo não vai fazer concessões se não houver mobilização, conhecemos a história, sabemos que não há conquista sem lutas. Enquanto nos comportarmos dessa forma, sem mobilização, não seremos ouvidos.

Nós trabalhadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) já tomamos nossa decisão, estamos em greve, temos conversado com a sociedade e ao mostrar a importância da valorização do nosso trabalho temos recebido diversos apoios.

Ressaltamos que a UFT sozinha não possui força suficiente de pressão e lembramos que nossa luta é por salário digno. Por este motivo convidamos todos os docentes a se juntarem a nós na batalha por salário justo.
 
Atenciosamente,

Comando de Greve "

Fonte: CToledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário