segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Fechado por falta de higiene em dezembro, restaurantes comunitários reabrem na quarta-feira

Os Restaurantes comunitários das regiões norte e sul de Palmas serão reabertos na quarta-feira, 17, a partir das 11 horas. As unidades foram fechadas no final do ano passado, após a identificação de irregularidades no funcionamento. Desde então, passaram por uma ampla reforma e atualmente atendem a todas exigências sanitárias e estruturais apresentadas.

A empresa Tia Rita Eventos, segunda colocada na licitação, já assumiu a administração dos restaurantes, depois de os locais terem passado por rigorosa inspeção sanitária e de a empresa se comprometer com todas as exigências estabelecidas pelo ajuste de prestação de serviços para o fornecimento de alimentação.

Os restaurantes contam com cozinheiros, funcionários de copa e a supervisão de nutricionistas responsáveis pela elaboração do cardápio balanceado. O público beneficiário dos restaurantes comunitários é formado por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.

Os restaurantes têm o objetivo de assegurar prioritariamente alimentação sadia e de baixo custo para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de insegurança alimentar e nutricional. Essas unidades tornam-se também pólos geradores de emprego e renda, pois priorizam a compra de gêneros alimentícios produzidos na própria região, com entrega direta no local, como forma de reduzir custos e garantir qualidade e geração de renda aos agricultores locais.

FuncionamentoOs restaurantes comunitários de Palmas funcionam de segunda a sexta-feira, das 11 às 14 horas, oferecendo 4 mil refeições por dia ao custo de R$ 2,00. A prefeitura subsidiará a diferença do custo, que será de R$ 2,18.

Interdição
No dia 17 de dezembro de 2010, o Centro de Apoio Operacional do Consumidor, órgão auxiliar do Ministério Público Estadual (MPE), em conjunto com a Vigilância Sanitária do Estado, realizou uma inspeção na qualidade da alimentação servida no restaurante e do mesmo modo nas condições sanitárias do estabelecimento.

Durante a inspeção foram apontadas as irregularidades: armazenamento inadequado dos alimentos, presença de insetos em virtude da vedação inadequada do local; presença de fezes de rato no chão e nos utensílios de cozinha; dedetização vencida, dentre outros aspectos que comprometem a salubridade do local.


Fonte: Portal CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário