terça-feira, 2 de agosto de 2011

Servidores do IFTO entram em greve por tempo indeterminado

Após mais de oito meses reivindicando melhores salários e retirada de projetos de lei que tramitam em Brasília, os servidores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) deflagraram nessa segunda-feira, 1º,  greve por tempo indeterminado.

Em entrevista ao CT na manhã desta terça-feira, 2, o assessor do Sindicato dos Servidores do IFTO, professor Francisco das Chagas, disse que a categoria já tentava uma negociação com o governo federal desde o final de 2010 com relação aos projetos de lei que tramitam em Brasília, entre eles, o congelamento dos salários dos servidores federais.

“Já vínhamos tentando um diálogo com o governo federal desde o final de 2010. O primeiro projeto de lei congela o salário dos servidores estaduais por dez anos e o segundo prevê a quebra da estabilidade do servidor público federal. O Diretório Central dos Estudantes do IFTO já manifestou apoio à greve dos servidores”, disse.

Além da reivindicação contra os projetos de lei, os servidores querem ainda o aumento salarial de 14% e destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.

Enquanto não houver negociação com governo federal, só no Tocantins, mais de 3 mil alunos dos campi de Araguatins, Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional devem ficar sem aula.

Na pauta do comando de greve está prevista uma carreata às 10 horas desta terça, saindo do campus do IFTO, além de panfletagem nas ruas.

Fonte: Portal CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário